Case Carrefour e Mazzini: parceria de sucesso no varejo - Mazzini

Case Carrefour e Mazzini: parceria de sucesso no varejo

Colaborador

A contratação de mão de obra temporária é uma realidade comum no varejo brasileiro: datas comemorativas como Natal, Páscoa e Dia das Mães, exigem que os varejistas estejam preparados para o aumento de demanda em suas lojas e para oferecer aos seus clientes a melhor experiência de compra possível. Mas, justamente por ser uma demanda pontual, os custos de recrutamento, seleção e treinamento podem não ser justificáveis, uma vez que estes processos são caros e demorados.

Foi nesse cenário que surgiu a parceria de sucesso entre o Grupo Mazzini e o Grupo Carrefour, multinacional francesa detentora de mais de 490 lojas em 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Confira como ajudamos o Carrefour a otimizar sua presença nacional.

Procura por mão de obra temporária

Em 2009, o Grupo Carrefour estava em busca de 1200 funcionários temporários para o fim de ano. A demanda pontual exigia agilidade nos processos de recrutamento e seleção, além de forte capilaridade do fornecedor de mão de obra, uma vez que o varejista conta com lojas espalhadas por todo o Brasil.

Em busca de um parceiro que pudesse entregar isso, o Carrefour procurou a Mazzini que, na época, já atuava em diversos estados brasileiros: “Como o Grupo Mazzini já era um nome consolidado no mercado de mão de obra temporária, confiamos plenamente na entrega do que buscávamos: mão de obra qualificada para o varejo e disponível em todo o Brasil. O projeto não só atendeu, como superou nossas expectativas, por isso iniciamos uma parceria que hoje se estende a diversas áreas, desde recrutamento e seleção de colaboradores de níveis operacional e executivo, até nosso projeto de revitalização de lojas”, explica Haroldo Lima, Diretor Operacional do Grupo Carrefour.

Projeto 360º: de recrutamento e seleção a revitalização de lojas do grupo

O sucesso da parceria entre a Mazzini e o Carrefour no primeiro projeto de mão de obra temporária permitiu que o trabalho se estendesse a outras áreas de atuação. Com uma demanda constante por novos profissionais, em diversos lugares do Brasil, o Grupo Carrefour conta, atualmente, com o apoio da Mazzini nos processos de recrutamento e seleção de pessoal tanto para nível operacional quanto executivo, além de terceirização de pessoal por períodos maiores. Além de oferecer serviços relacionados a esses processos, o Grupo Mazzini é também o fornecedor de mão de obra temporária em toda a frente de vendas do cartão Carrefour nas lojas e no televendas.

Outro importante trabalho do Grupo Carrefour que conta com o expertise da Mazzini é o projeto “Nova Geração”, que consiste na renovação das lojas do grupo na América Latina: “Para este projeto, colocamos uma equipe especial de promotores que se soma ao time da loja. Com isso, conseguimos manter a loja funcionando normalmente durante o período de transição e efetivamos as mudanças de estoque, displays e disposição de produtos”, explica Alexander Fabris, Diretor de Operações do Grupo Mazzini. O projeto de transição de uma loja – que começou em 2011 e tem 102 lojas do grupo em seu escopo – dura, em média, 90 dias e geralmente é feito simultaneamente em 4 ou 5 unidades.

Resultados alcançados

Com o apoio da Mazzini, cerca de 50 lojas do Grupo Carrefour já foram completamente renovadas em todo o Brasil. O projeto faz parte de uma importante fase de renovação da marca no mercado brasileiro, que tem como objetivo expandir os negócios e manter sua posição como maior rede varejista do país.

“O Grupo Carrefour está presente atualmente em 33 países, mas, sem dúvidas, o Brasil é um dos nossos principais mercados e merece uma atenção especial em nossa estratégia. Isso, muitas vezes, pode ser difícil, especialmente pela expansão do território nacional, por isso contar com um parceiro estratégico como o Grupo Mazzini é fundamental para otimizarmos nossa presença no país, entregando aos nossos clientes a melhor experiência possível no PDV”, afirma Haroldo Lima.

Sobre o Grupo Carrefour

Multinacional francesa com mais de 360 mil colaboradores, o Grupo Carrefour está presente na vida de mais de 100 milhões de consumidores em 33 países da Europa, Ásia e América Latina. No Brasil há mais de 40 anos e com mais de 72 mil colaboradores, o Carrefour possui lojas nos formatos Carrefour Hipermercado, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Carrefour Drogaria, Carrefour Posto, Atacadão e Supeco. O Grupo Carrefour conta atualmente com 498 lojas espalhadas pelo país, sendo considerado o maior varejista alimentar do Brasil.

Deixe um comentário

FAÇA SEU CADASTRO

Caso esteja procurando emprego, cadastre seu currículo em nosso portal de vagas

Enviar curriculo