Como a terceirização pode ajudar a diminuir seu turnover?

 Em Terceirização

Manter a equipe de trabalho motivada e focada nos objetivos do negócio é um dos grandes desafios de todo gestor. São diversos fatores que influenciam isso, desde os benefícios oferecidos até o clima organizacional. No entanto, existem muitas empresas que não conseguem investir o tempo e atenção necessárias para acompanhar o nível de satisfação dos colaboradores e isso pode resultar em uma alta taxa de turnover. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostraram que o Brasil teve uma taxa de turnover de 4,71% em 2016. E o mais curioso é que isso aconteceu no ápice da crise econômica que assolou o país nos últimos anos. Ou seja, nem mesmo a disparada do desemprego foi suficiente para reduzir a rotatividade de mão de obra no mercado de trabalho.

Números como esse são extremamente negativos para as empresas, pois diminui a competitividade e a produtividade da organização. Nesses casos, a terceirização de mão de obra temporária ou de serviços pode ajudar bastante e neste artigo você aprenderá como! Mas antes de entrar nesse assunto, vamos entender um pouco mais sobre o que é o turnover em si?

O que é turnover?

O turnover é basicamente o nível de rotatividade dos funcionários de uma organização. Ou seja, uma companhia com bastante turnover é aquela que vive em um eterno ciclo de contratar funcionários e desligar outros (por vontade do empregador ou do próprio empregado, em caso de pedidos de demissão). Já as que têm um nível baixo de turnover são aquelas que mantém os seus funcionários por bastante tempo, sem que os mesmos sejam desligados.

Existem várias causas para um alto nível de turnover, mas podemos citar algumas como as principais. Dentre elas, temos a insatisfação com o trabalho ou com o chefe, clima empresarial ruim, pouca experiência no mercado de trabalho, muitas discussões internas etc. Caso a sua empresa esteja sofrendo com esse problema, o ideal é sempre tentar descobrir os motivos por trás dele com uma pesquisa de satisfação.

Para as instituições, ter uma alta taxa de turnover é péssimo, pois elas precisarão lidar com muitos passivos trabalhistas. Além disso, elas também terão gastos com novos processos de recrutamento, e o pior: perda de ritmo. Afinal, o próximo profissional contratado precisará ser treinado e se adaptar à companhia, um processo que pode demorar algum tempo e quebrar o ritmo organizacional.

Como reduzir seu turnover com terceirização?

A terceirização de mão de obra ou de serviços é uma ótima solução para quem sofre com esse problema. Até porque as prestadoras de serviços estão acostumadas a lidar com organizações que enfrentam essa dificuldade e sabem como atuar da melhor maneira possível. Veja algumas vantagens que uma empresa terceirizada pode oferecer:

Processos de seleção mais assertivos

Processos de seleção, além de demorados e representarem grandes gastos, exigem muito cuidado do time de RH, uma vez que todo o processo pode ser em vão se, após a contratação, o profissional selecionado não se encaixar no que a empresa procura, seja pelo perfil, pela falta de experiência ou capacidade para realizar as tarefas, pela não identificação com a cultura da organização, entre outros fatores.

Com a terceirização de mão de obra, todo o processo de seleção fica sob responsabilidade da terceirizada, que, de acordo com o escopo de trabalho, irá buscar os profissionais mais adequados para o cargo, levando em consideração o perfil procurado pela contratante. Além disso, especialmente em casos de terceirização de atividades-meio, a atenção do RH com processos de seleção pode ser voltada para casos de posições mais estratégicas, uma vez que a terceirizada ficará responsável pelas posições de suporte.

Profissionais mais qualificados para o trabalho

Assim como é ruim focar apenas nas habilidades durante uma entrevista de emprego, prestar atenção apenas aos valores também pode não ser uma boa tática. Afinal, o futuro colaborador precisa saber executar as tarefas da maneira correta e com o perfil da organização para que ele se adapte rapidamente à rotina de trabalho. E nisso as empresas terceirizadas são experts!

Com a terceirização de serviços você não precisará se preocupar com esse detalhe, pois a empresa contratada não só busca terceirizados especialistas no assunto (claro, desde que ela seja séria e preze pela qualidade dos serviços prestados), mas é encarregada de preparar esse profissional para o trabalho que ele irá desempenhar. Por isso, na maior parte das vezes, o terceirizado já chega pronto para realizar sua função, mantendo a produtividade alta e o ritmo de trabalho da organização.

Maior foco no pessoal e nos processos voltados ao core business

Focar no cerne do seu negócio é essencial para que qualquer empreendimento cresça. Sendo assim, fazer a terceirização de mão de obra das atividades meio como limpeza, segurança, recepção, alguns setores administrativos, etc. é algo que pode gerar ótimos resultados.

Afinal, o setor de RH poderá fazer ações mais direcionados ao utilizar essa estratégia. Por exemplo, programas de treinamento direcionados ao foco do seu negócio podem ser pensados a partir dos funcionários que executam as atividades-fim. Além disso, planos de carreira, salários e outros também podem ser ofertados de uma maneira muito mais direta.

Mais disponibilidade e atenção para pesquisas de satisfação

Mas como saber o que os seus colaboradores querem dentre todas essas opções que foram ditas no tópico anterior? Simples: investigando o motivo da alta taxa de turnover com pesquisas de satisfação que sejam focadas nos funcionários que trabalham com a atividade-fim.

Dessa maneira, o RH encontrará as causas do problema e poderá pensar em estratégias para acabar com ele. Logo, o setor pode planejar algo para resolver conflitos, oferecer algo para melhorar o clima da empresa e aumentar o bem estar dos funcionários etc.

Viu como a terceirização de mão de obra e serviços pode ser muito útil para o seu empreendimento? Se você gostou do que foi dito neste artigo e se interessou pelo serviço, que tal entrar em contato conosco? O Grupo Mazzini tem a solução perfeita para você!

 

Postagens recentes

Deixe um comentário