Mão de obra terceirizada e a redução de passivos trabalhistas - Mazzini

Mão de obra terceirizada e a redução de passivos trabalhistas

Colaborador

Todas as empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas estão sujeitas a passivos trabalhistas. Aquelas que têm dificuldades relacionadas a gestão de pessoas podem acabar perdendo bastante dinheiro ao pagar indenizações por causa desse problema. Nesse cenário, a terceirização de mão de obra pode ser uma boa opção, ajudando a reduzir custos. Quer saber o porquê? Continue lendo esse artigo e descubra!

O que são passivos trabalhistas?

O passivo trabalhista é o conjunto de dívidas oriundas de problemas no pagamento de encargos sociais e do não cumprimento de obrigações trabalhistas. Ele ocorre quando o empregador (seja ele pessoa física ou jurídica) recebe um conjunto de cobranças relativas a reclamações trabalhistas de ex funcionários ou fiscalizações de órgãos governamentais, como INSS, Ministério do Trabalho e Emprego ou Ministério Público do Trabalho.

Mas não se assuste caso você já tenha tido algum problema relacionado a passivo trabalhista. Afinal, especialistas dizem que, muito provavelmente, toda empresa passa por ações desse tipo em processo, pelo menos uma vez. E eles acreditam que os passivos trabalhistas não constituem uma grande dificuldade, caso a soma de todos eles componha até 10% da quantidade total de funcionários. No entanto, um número maior que esse já sinaliza um desvio, e, independente da quantidade, os valores podem ser bastante significativos!

Como a terceirização de mão de obra pode ajudar a reduzir passivos trabalhistas?

Primeiramente, a sua instituição não paga tributos trabalhistas com a terceirização: como a empresa terceirizada paga todos os encargos associados ao empregado, você não precisará se preocupar com esse assunto.

Além disso, a prestadora de serviços se encarrega de toda a burocracia relativa aos funcionários. É ela que controla as horas extras, férias, registro do contrato de trabalho e outros pormenores, te dando muito mais tempo para focar no seu core-business.

Outro ponto burocrático controlado por eles é o levantamento de toda a documentação necessária e dos encargos dos seus funcionários antes de terceirizá-los para outras organizações. Dessa maneira, a empresa contratante, e também o trabalhador, tem a segurança de que todos os benefícios como 13º salário,  descanso semanal remunerado e outros, estão garantidos pela terceirizada.

Essas práticas comuns na terceirização acabam evitando os problemas mais recorrentes relativos ao descumprimento das leis trabalhistas, como a falta de pagamento das horas extras, de registro na Previdência Social e na Carteira de Trabalho e dos encargos sociais. Afinal, tudo fica a cargo da empresa terceirizada.

3 práticas adotadas por empresas terceirizadas que diminuem passivos trabalhistas

Boas empresas de terceirização de mão de obra sempre estão adotando boas práticas de trabalho. E é claro que a instauração de processos para reduzir os passivos trabalhistas está dentro desse pacote. Veja alguns itens que podem te ajudar nesse sentido:

  • Arquivamento de dados

Organização em primeiro lugar! Ter versões impressas e digitais dos documentos dos colaboradores é essencial. Além disso, é preciso ter todos os recibos e arquivos em geral assinados e preenchidos pelo empregado e pelo empregador. Também é muito útil ter um ou mais backups (uma cópia digital de todos esses documentos) armazenadas em um servidor físico ou virtual.

  • Eficiência no setor jurídico

Trabalhar com pessoas eficientes e confiáveis nessa área é essencial. São eles que vão verificar se a sua empresa está cumprindo as normas trabalhistas vigentes. Esse setor também fiscalizará todos os outros, aplicando ações preventivas, caso seja necessário. Aliás, vale lembrar que o setor jurídico é um dos mais terceirizados no Brasil!

  • Auditorias internas

É importantíssimo fazer auditorias periódicas com profissionais especialistas nas áreas de atuação. Eles podem fazer um trabalho preventivo, e até mesmo colocar recomendações proativas, considerando as reclamações que aconteceram anteriormente, evitando que outras ocorram.

Nesse processo, a auditoria verificará toda a documentação necessária (e se ela está sendo armazenada corretamente), analisará como funcionam os processo relacionados a encargos de folha de pagamento, observará o controle de ponto etc.

Por fim, vale ressaltar outro ponto a favor da mão de obra terceirizada: a nova lei 13.429/2017. Com ela entrando em vigor, as empresas que optarem pela terceirização terão muito mais segurança e amparo legal ao escolher esse serviço, uma vez que a nova lei formaliza e regulamenta muitas questões relacionadas a terceirização de mão de obra até então ignoradas.

Sua empresa também está pensando em terceirização? Entre em contato com a Mazzini e conte com o apoio de uma terceirizada com mais de 35 anos de experiência.

Deixe um comentário

FAÇA SEU CADASTRO

Caso esteja procurando emprego, cadastre seu currículo em nosso portal de vagas

Enviar curriculo