Como terceirizar uma área da sua empresa? | Grupo Mazzini

Passo a passo da terceirização: como terceirizar uma área da sua empresa?

Colaborador

Fazer a terceirização de mão de obra ou de serviços é uma ótima opção para muitos empreendimentos. Principalmente nesse momento de incertezas com a economia do país, o modelo pode ser vantajoso devido, especialmente, ao seu custo-benefício: os custos são mais baixos do que contratar diretamente e, trabalhando com uma terceirizada séria, você tem certeza que contará com mão de obra qualificada. No entanto, antes de contatar uma empresa de serviços terceirizados, você precisa saber como fazer isso e ter certos cuidados.

Desde avaliar qual modelo de trabalho se encaixa melhor com seu modo de trabalho, até uma análise de momento e objetivos da sua empresa: é preciso considerar vários aspectos para se terceirizar com segurança, detectando como seu negócio pode se beneficiar com a terceirização.

Afinal, o modelo oferece várias vantagens como a redução de custos, alta escalabilidade, especialização de mão de obra etc. Caso você esteja ponderando esta possibilidade, vejamos um passo a passo sobre o tema para escolher o parceiro ideal e como implementar esse modelo de trabalho na sua empresa.

1. Avalie as necessidades da seu negócio

Como dito anteriormente, antes de tudo você precisa saber quais são os reais objetivos e potenciais para seu projeto de terceirização. Para isso, responda algumas perguntas como: “O que a direção da empresa espera como resultado?”, “Quais frentes de trabalho poderiam ser terceirizadas?”, “Minha empresa está preparada para receber esse tipo de mão de obra?”, etc.

Respondendo estas questões, e outras que forem pertinentes, você saberá onde deve investir e como fazer esse investimento. Para auxiliar nesse sentido, conversar com outras instituições que já optaram pela terceirização e com empresas terceirizadas pode ser muito útil. E é aqui que entramos no próximo passo.

2. Pesquise sobre a empresa terceirizada

Nessa conversa com outros empreendedores que fizeram a terceirização de mão de obra, você pode pedir indicações de empresas terceirizadas. Procure sempre aquelas que sejam relacionadas aos objetivos e necessidades do seu negócio, tenham tradição na área, e tire todas as dúvidas necessárias antes de concluir qualquer acordo.

Dito isso, vale a pena ressaltar que você também deve pesquisar o histórico da prestadora de serviços. Avalie seus cases de sucesso, analise seu portfólio de serviços, busque referências, verifique se não há problemas jurídicos, e até mesmo se não cobra um preço muito diferente do que é pedido pela concorrência. Faça um estudo cuidadoso antes de tomar sua decisão.

3. Escolha a empresa terceirizada ideal

Depois dessa pesquisa aprofundada, você perceberá quais são as parceiras mais sérias e que têm mais profissionais capacitados para ajudar a alavancar o seu negócio. Agora, é provável que você tenha alguns nomes em mente, logo esse é o momento de compará-los e concluir qual pode te auxiliar mais.

Nesse sentido, é muito válido considerar os diferenciais que a empresa terceirizada oferece. Podemos citar alguns como seu processo para seleção de profissionais qualificados, o treinamento dos mesmos, ferramentas que a empresa se utiliza e a experiência em trabalhar com vários tipos de serviços terceirizados.

Os dois primeiros pontos são importantes, pois há empresas terceirizadas que buscam apenas alocar quaisquer trabalhadores em tarefas, e repassá-los a outra instituição. Elas não trabalham adequadamente o potencial daquele profissional ou mesmo a possibilidade de investir no seu crescimento para fazer uma terceirização de mão de obra extremamente qualificada. É fundamental entender como funciona o processo de seleção e treinamento da terceirizada, pois assim sua empresa garante um funcionário terceirizado capacitado e que chegará pronto para assumir suas funções.

Por fim, ter ao seu lado uma instituição que ofereça diversos serviços de terceirização é ótimo porque o seu empreendimento pode centralizar as ações com apenas um contato. Ou seja, você pode terceirizar diversos serviços com uma mesma empresa terceirizada, o que é muito vantajoso para a organização geral do seu empreendimento.

4. Especifique os objetivos e delimite os profissionais

Depois de escolher a parceira ideal e já tendo em mente quais são os seus objetivos e necessidades, chegou a hora da ação. Nesse momento, ambas as partes precisam conversar bastante para entender o que deverá ser feito no trabalho futuro e com será medido o resultado deste acordo.

Portanto, deixe bem claro quais são as suas metas, o que a sua instituição precisa terceirizar (sejam serviços ou mão de obra) e qual é o perfil profissional adequado. Dessa maneira, a empresa terceirizada conseguirá buscar os colaboradores ideais para o seu negócio com muito mais facilidade!

5. Faça um contrato de nível de serviços

Depois de ambas as partes terem combinado tudo, é muito importante definir um contrato de níveis de serviços. Afinal, como a terceirização de mão de obra dispõe de uma equipe externa, problemas de comunicação entre os setores internos e externos podem ocorrer.

Então, antes de fechar o negócio, ponha no papel os direitos e deveres da empresa terceirizada e da sua companhia nesta contratação. Delimite o tempo de contrato, como ele vai cobrir as necessidades do acordo entre as empresas, como será a comunicação e feedback de serviços, quem é o responsável por sanar dúvidas e resolver problemas, entre outras questões pertinentes ao serviço.

6. Monitore a terceirização e dê feedbacks

Agora que o contrato está assinado, você ou algum funcionário interno deve monitorar a terceirização da mão de obra. Principalmente no momento inicial, isso é muito importante para que a sua instituição se assegure que o trabalho está sendo bem executado, ou que pode ser melhorado.

Dito isso, organize reuniões periódicas com a empresa terceirizada para expor tudo que foi observado. Diga os pontos positivos e negativos para que ambos cheguem a um consenso do que pode ser melhorado ou até mesmo chegar à substituição de pessoal da equipe terceirizada.

Seguindo estes passos o processo de terceirização de mão de obra pode ser bem simples e seguro. Caso queira conversar com especialistas no assunto com anos de experiência no mercado, e sanar todas as suas dúvidas, entre em contato conosco! O Grupo Mazzini está pronto para atender a sua empresa e oferecer as melhores soluções em terceirização de serviços.

Deixe um comentário

FAÇA SEU CADASTRO

Caso esteja procurando emprego, cadastre seu currículo em nosso portal de vagas

Enviar curriculo