O marketing de varejo está passando por uma mudança profunda. Fatores como os novos comportamentos do consumidor, os avanços tecnológicos, a grande variedade de produtos e serviços disponíveis e o fácil acesso à informação, tem feito varejistas e as indústrias se unirem para tentar oferecer experiências inovadoras para o cliente buscando fomentar mais vendas. Estratégias de marketing promocional e trade marketing, diferenciadas e com o uso de ferramentas digitais aparecem como ferramentas importantes para o crescimento das vendas no cenário desafiador em que se encontra a economia atual.

Como comprar está se transformando em algo que vai além do impulso imediato e se tornando uma experiência onde compra-se valor, significado e representatividade, alinhar a prática de quem vende com a força de quem produz pode ser um importante caminho para alavancar o setor do varejo tanto online quanto offline.

O Trade Marketing, que procura apoiar as vendas diretamente no local onde elas acontecem, se tornou um tema recorrente e uma das formas mais eficientes para uma atualização na forma de vender. É um esforço conjunto feito pela indústria e varejistas juntamente com uma boa parceria nos canais de distribuição, além de um planejamento contínuo das ações que serão realizadas on e offline .

Uma pesquisa recente denominada “Trade Marketing Transition” feita pela empresa Milward Brown concluiu que a mudança para o digital terá um grande impacto nas verbas destinadas ao varejo, o que para mais da metade das empresas pesquisadas abrange pelo menos um terço do total dos orçamentos de marketing. As marcas tiveram décadas para aprimorar seu apoio às vendas nas lojas com táticas como visual merchandising no ponto de venda e exibição final de gôndola, além de cupons e mala direta. As novas exigências da ordem mundial são o exame das táticas comerciais, dos desafios e das oportunidades.

A pesquisa ainda revelou que as formas de Trade Marketing que esses profissionais mais usavam em termos de mídia digital eram: social media, usado por 65%, seguido por inserções pagas nas redes sociais (42%), inserções pagas em sites de comércio eletrônico (40%) e vídeos online (39%).

O que isto representa para as empresas brasileiras? Esse cenário de mudanças mostra que as empresas necessitam urgentemente abandonar o comodismo do “fazer como sempre” e investir em estratégias de trade marketing bem elaboradas para se destacarem. Mas como fazer isso?

É preciso adaptar-se às mudanças

Em um cenário onde o consumo muda várias vezes em um curto espaço de tempo, o primeiro passo é estar aberto a essas mudanças. Insistir em produtos e serviços que já não atendem mais as necessidades dos consumidores é tempo perdido e faz com que ele encontre na prateleira ao lado a solução que tanto procura.

É preciso entender o que os clientes buscam e se adaptar às demandas específicas. Por exemplo, se o consumidor está buscando hábitos mais saudáveis, é preciso mostrar a ele que seu produto colabora com esse objetivo dele. Descubra o que seu cliente precisa e se adapte o quanto antes.

É indispensável otimizar os processos

Para garantir que sua empresa se destaque em meio a tantas outras do mesmo segmento, é extremamente importante trabalhar com a otimização de processos. As pesquisas, o planejamento, controle de estoque, mensuração de resultados e diversos outros processos são fundamentais para que a gestão de trade marketing e suas estratégias funcionem de forma eficiente. Sistemas de gestão como aplicativos de trade marketing e outras ferramentas tecnológicas otimizam a operação, e quanto mais otimizada ela for, maiores são as chances de se obter sucesso e alcançar os seus objetivos iniciais.

Ter um bom planejamento faz toda a diferença

A mudança de hábito dos consumidores vem fazendo com que o planejamento de trade marketing se torne cada vez mais importante. Conhecer os seus clientes, entender suas necessidades, seus valores, criar produtos com os quais eles se identifiquem são ações imprescindíveis para se destacar dos concorrentes.

Uma boa gestão de trade marketing consiste em saber se adaptar às mudanças e fazer com que toda sua equipe se adapte também. Crie estratégias, inove e tire sua empresa do comodismo para entregar uma experiência única e completa para seus clientes.

A BTL Comunicação é a unidade da Mazzini especializada em Trade Marketing e pode trabalhar a solução certa para a aplicação dessa nova estratégia para a sua empresa. Entre em contato e saiba o que a BTL Comunicação pode fazer por você.

Fonte: administradores.com