Perfil dos consumidores brasileiros durante o processo de compra é revelado em pesquisa - Mazzini

Novas tendências, mercado e economia são fatores que influenciam diretamente nos hábitos de consumo das pessoas. Mas, é preciso levar em consideração que cada povo tem seu perfil, seu modo de pesquisar, escolher e realizar a compra dos produtos e serviços.

Buscando entender esses hábitos de consumo e o uso da tecnologia dentro desse processo, a Salesforce entrevistou 9.400 adultos de oito países, incluindo o Brasil.

Os resultados mostram, por exemplo, que 75% dos brasileiros aceitariam compartilhar suas preferências e outros dados pessoais em troca de um serviço mais rápido e conveniente nas lojas físicas. O índice é o mais alto entre todos os países pesquisados: Alemanha (40%), Reino Unido (45%), Holanda (46%), França (47%), Austrália (50%), Canadá (51%) e Estados Unidos (54%).

“Vemos que o empoderamento do consumidor gerou uma verdadeira era de expectativas elevadas, onde os vendedores estão lutando para satisfazer os desejos dos compradores por experiências de varejo cada vez mais personalizadas. Para se manter competitivo e aumentar a satisfação do cliente, os varejistas precisam fornecer uma experiência mais inteligente e cada vez mais perfeita”, diz Mauricio Prado, presidente da Salesforce.

Os brasileiros ainda possuem uma outra particularidade, a maior parte deles gosta quando um varejista recomenda produtos com base em seu histórico de compra (80%). Já na Alemanha, esse índice é de apenas 46%. Sobre o atendimento recebido, 69% dos brasileiros relataram um atendimento ruim e percebem uma grande desconexão entre os diversos canais de atendimento das lojas, contra 51% na Alemanha.

Entre os países pesquisados, o Brasil é o que mais usa as mídias sociais para comprar produtos, com 52%. Nos EUA, este canal é utilizado por apenas 27% dos consumidores.

A pesquisa, realizada para produzir o terceiro relatório anual Connected Shoppers, descobriu ainda que no Brasil a preferência por canais online para compras varia entre websites (70%), mídias sociais (52%), apps de mensagens (51%), e-mail (50%) e apps das próprias lojas (46%).

A entrega de ofertas personalizadas que já é uma coisa natural no mundo digital, revela uma carência no varejo físico.  Mesmo com todo o empoderamento e os diversos canais e formas de realizar suas compras, o consumidor ainda quer se sentir único. Ele deseja experiências mais inteligentes e cada vez mais personalizadas.

O varejo físico ainda possui um papel importante nesse processo de compra pois muitos pesquisam online e posteriormente vão até a loja para verificar se o produto é tudo aquilo que é mostrado; ou desejam evitar taxas de entregas e querem levar o produto na hora. Nesse momento, a empresa precisa satisfazer os desejos desses compradores e se atentarem que a tecnologia usada para conectar todos os canais de venda, associada ao uso da Inteligência Artificial pode ser uma forte aliada nessa corrida competitiva; e é isso que os consumidores esperam.

Fonte: Seggs

FAÇA SEU CADASTRO

Caso esteja procurando emprego, cadastre seu currículo em nosso portal de vagas

Enviar curriculo