Por que suas ações de trade marketing não estão dando resultados? - Mazzini

Por que suas ações de trade marketing não estão dando resultados?

Colaborador

O trade marketing é um processo muito delicado, amplo e envolve tantas faces do negócio que às vezes é difícil medir sua eficácia e entender como ele poderia ser melhor em alguns aspectos. Ações de trade marketing aumentam a sua visibilidade, levam os seus produtos para uma posição mais próxima dos consumidores e até mais do que isso, estreitam a relação deles com a sua marca. 

Mas, sem planejamento, você pode trabalhar muito e acabar não colhendo os resultados esperados. Como isso acontece? Para elucidar essa questão, listamos aqui os 5 maiores vilões de estratégias de trade marketing, exploramos as práticas que levam ao erro e ainda trazemos soluções para corrigi-las. Vamos começar?

1) Material de PDV mal planejado

Quando não há um planejamento minucioso realizado antes da confecção dos materiais de PDV, podem ocorrer falhas graves que, ao invés de atrair o cliente, fazem o contrário: o mandam embora. Por isso, uma boa estratégia de trade marketing leva a criação dos materiais para o PDV a sério, com briefings detalhados para a confecção, que consideram a estrutura das lojas, regras do ambiente em que o PDV se encontra, fluxo de clientes para  melhor posicionar seus produtos, iluminação correta de stands, prateleiras e gôndolas, etc.

Empresas especializadas em trade marketing sabem exatamente o que observar para extrair o máximo possível de informações, o que é crucial na criação de uma estratégia de trade marketing relevante.

2) Equipe mal preparada

Ações de trade marketing vão muito além de materiais impressos, stands e promoções temáticas: elas dizem respeito à toda a equipe envolvida. Criar ações sem o acompanhamento ou entendimento da equipe de vendas é ineficaz. Por isso, o treinamento dos promotores deve sempre levar as estratégias de trade marketing em consideração.

A contratação externa de empresas especializadas no assunto é um ótimo caminho para se atingir esses resultados: você garante uma ação ampla na seleção de promotores de acordo com o perfil e objetivos desejados, além de um maior acesso a profissionais capacitados – a seleção, capacitação e treinamento são responsabilidades da empresa terceirizada, que normalmente tem uma escala bem grande neste esforço. Com promotores prontos para o trabalho no PDV, as chances de sucesso das suas ações de trade marketing são ainda maiores.

3) Falta de comunicação na ativação de campanhas

Em um trade marketing que contempla vários PDVs, a eficiência está diretamente ligada à sua capacidade de comunicação. Para que não ocorram problemas como a não sincronicidade das campanhas, instalações mal realizadas ou até mesmo a não aderência de PDVs, você precisa estabelecer um bom canal de comunicação e geri-lo com perfeição.

Tudo fica ainda melhor quando você integra suas unidades em um sistema único, já oferecido por grandes empresas de trade marketing no Brasil. Com esse sistema, sua comunicação fica mais fácil e embasada, o que otimiza seus esforços em campanhas e garante o ROI esperado.

4) Falta de controle sobre a execução

Como ressaltamos no último tópico, a comunicação é um aspecto muito importante do trade marketing. Mas, para além dela, você precisa trabalhar muito para garantir que tudo esteja sendo feito da forma recomendada. Por isso, é essencial realizar visitas periódicas aos PDVs que expõem os seus produtos e sempre manter um diálogo com os gestores das lojas, sua equipe e os seus promotores.

Também vale deixar tudo muito claro: defina os pormenores das suas ações antes do seu início e transmita as recomendações a todos os envolvidos, respondendo às questões que podem surgir, como quem irá realizar a instalação, quando exatamente começa a execução e quanto tempo a campanha irá durar.

Quando sua empresa conta com serviços profissionais em trade marketing, você consegue ter a garantia de uma execução de qualidade, recebe relatórios para averiguação própria e tem a certeza de que tudo sairá conforme o planejado.

5) Tentar desenvolver o trade marketing sozinho

Você já deve ter percebido por esse artigo que elaborar e colocar em prática ações de trade marketing não é uma tarefa fácil. Quando se faz tudo sozinho, sem o know-how de especialistas no assunto e sem a dedicação total de uma equipe preparada para começar os trabalhos, você investe dinheiro, mas pode não ter o retorno de investimento esperado. Na pior das hipóteses, você acaba tendo prejuízo.

Por isso a melhor solução é investir em empresas especializadas e na terceirização, como fazem as grandes distribuidoras, varejistas e indústrias. Dessa forma você economiza esforços, tem acesso total através de sistemas integrados e softwares específicos e a melhor parte: o retorno é garantido.

Caso esteja precisando de um auxílio em trade marketing, temos várias soluções para você. Entre em contato conosco e venha conhecer nossos serviços.

 

Deixe um comentário

FAÇA SEU CADASTRO

Caso esteja procurando emprego, cadastre seu currículo em nosso portal de vagas

Enviar curriculo