Trabalho temporário em momentos de crise - Mazzini

Trabalho temporário em momentos de crise

Avatar

Existem vários motivos que fazem dessa uma modalidade atrativa para os momentos de incerteza como o atual

O trabalho temporário geralmente está associado a épocas de alta demanda, ou seja, quando a economia está mais aquecida, e isso pode acontecer por vários motivos.

Porém, em tempos de crise, essa modalidade de trabalho pode ser vista como estratégica na gestão de uma empresa. Nessas fases de dificuldade econômica, a economia reduz o ritmo e, consequentemente, a produção de muitos itens é reduzida. E com isso, podem ocorrer demissões para redução de custos. Neste aspecto, a contratação temporária se torna uma excelente opção para as empresas atenderem demandas específicas.

Coronavírus e a economia

É inegável que a pandemia afetou diretamente a economia. O mercado já precifica uma desaceleração econômica em nível global. E essas consequências são sentidas em quase todos os setores.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em abril de 2020, indicou que 88% dos micro e pequenos empresários tiveram uma queda de até 75% no faturamento durante o isolamento social.

Alguns setores foram mais afetados negativamente que outros, gerando impactos significativos em várias empresas, como por exemplo as companhias aéreas, rodoviárias e todo o setor hoteleiro, além do mercado de eventos e de diversão fora de casa. Outros porém forma afetados de forma positiva, como a indústria alimentícia, farmácias e o varejo supermercadista.

Desde o início da crise, os pedidos de seguro desemprego aumentaram em 39%. O risco país (risco de se investir no país) pulou de 95 para mais de 400 pontos. Já o CDS (Credit Default Swap), que mede a possibilidade de um país não pagar a dívida externa, teve um crescimento de 255%, deixando o Brasil no pior índice de todos os países emergentes, com exceção da Venezuela e Argentina que já estão em situação de calote.

Todos esses dados têm impacto direto na folha de pagamentos. Mas o trabalho temporário pode ser uma saída para continuar mantendo a empresa ativa com um custo mais competitivo, porém mantendo a entrega de um serviço de qualidade.

Trabalho temporário como solução

Mesmo que muitas empresas estejam sofrendo com a pandemia, outros setores estão bastante aquecidos. As áreas de higiene e saúde e de logística são exemplos de negócios que necessitam correr para contratar novos colaboradores em função da alta demanda ocasionada pelo novo comportamento de consumo. E esse “novo normal” tem grandes chances de se manter, portanto, esses setores continuarão em ascensão, gerando empregos e negócios.

Por se tratar de uma intensa procura que surgiu rapidamente, sem qualquer planejamento, a agilidade do trabalho temporário pode auxiliar nesse aspecto. Como alguns dos benefícios para as empresas estão:

  • Rápida seleção, admissão e colocação do colaborador;

  • Maior flexibilidade na admissão e demissão;

  • Menor burocracia;

  • Redução de custos com FGTS, avisos e adicionais;

  • Respaldo jurídico pelo Decreto 10.060/19.

Além de auxiliar empresas que necessitam contratar, o trabalho temporário também contribui para empresas que buscam diminuir o quadro de funcionários. Afinal, com a crise, muitas empresas precisaram dispensar pessoas para reduzir a folha. O trabalho temporário permite contratar profissionais especializados em determinada área, podendo manter o serviço de uma companhia com alto grau de qualidade, mesmo com uma equipe mais enxuta.

E para os trabalhadores, o trabalho temporário também é uma vantagem, pois podem compor parte ou totalmente a necessidade financeira do indivíduo no momento. Além disso, é uma oportunidade para aumentar o networking, e desenvolver novas habilidades, competências e experiências. E em algumas situações, caso apresente um bom potencial, pode ser integrado à equipe por tempo indeterminado após o contrato. São vantagens, para ambos os lados, que podem ser aplicadas em qualquer momento, não apenas em períodos de crise.

Contrato temporário em tempos de crise

Para poder se contratar uma mão de obra temporária, é obrigatório que esse processo seja realizado por uma empresa autorizada pelo Ministério do Trabalho como intermediadora. Essa empresa deverá ser responsável pela agilidade do processo de contratação, ainda mais na urgência de um período de crise. Elas também são responsáveis por encontrar o profissional adequado para as vagas abertas de acordo com as especificações passadas pela empresa contratante. Ou seja, por mais benefícios que o trabalho temporário tenha, é preciso ter uma boa empresa intermediadora para o processo.

Para isso você pode contar com a Mazzini. Com mais de 30 anos de mercado, ela pode atender muito bem as necessidades de sua empresa e auxiliar no seu negócio. Conheça os outros serviços que temos a oferecer.

 

Deixe um comentário

FAÇA SEU CADASTRO

Caso esteja procurando emprego, cadastre seu currículo em nosso portal de vagas

Enviar curriculo