Como a tecnologia pode ajudar o departamento de RH - Mazzini

Como a tecnologia pode ajudar o departamento de RH

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O uso de recursos tecnológicos ajuda o RH a suprir desafios e conquistar diversas vantagens. Leia o artigo e saiba mais!

O departamento de RH está cada vez mais se reinventando e conquistando mais espaço dentro das organizações. Está havendo uma mudança de pensamento nas companhias, de modo que a área está deixando de ser vista apenas como um setor que executa tarefas burocráticas e tendo mais foco na parte estratégica.

Isso se deve ao uso da tecnologia no departamento. Com os novos recursos tecnológicos fica mais fácil de fazer contratações, controle de pessoal, cálculos de horas trabalhadas etc. Siga a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Os desafios do RH nas empresas contemporâneas

Nas empresas contemporâneas, o RH tem sido visto cada vez mais como uma área que é o “coração” da organização. É esse departamento o responsável por contratar pessoas com um fit cultural adequado, fazer o planejamento de carreira dos colaboradores, desenvolver ações e eventos para alinhar a cultura organizacional entre os funcionário etc.

Para suprir esses desafios, os gestores de RH precisam ser inovadores, buscar meios e recursos para que o setor realmente seja alinhado com as expectativas da organização.

As vantagens do uso da tecnologia na área de RH

O uso da tecnologia no RH, por meio de ferramentas diversas, como softwares de gestão, facilitam muito as atividades na área. Veja, a seguir, as principais vantagens que as companhias têm ao utilizar os recursos tecnológicos no setor!

Agilidade para responder as demandas dos colaboradores

Uma das funções do RH é atender as demandas dos colaboradores, esclarecendo dúvidas que eles têm sobre os processos da companhia, por exemplo. A inteligência artificial pode ser utilizada, nesse sentido.

Podem ser usados chatbots, por exemplo, que façam essa interação com os funcionários, utilizando aplicativos mensageiros. A ideia é que os robôs respondam às dúvidas mais simples, como pedidos de férias, troca de setor, dúvidas relacionadas a pagamentos etc.

Tomada de decisões fundamentada em dados

O uso de ferramentas de Big Data Analytics faz com que o RH também possa usar dados para fundamentar as decisões tomadas. Tudo que os colaboradores fazem deve ser registrado por sistemas, gerando informações em forma de estatísticas.

Assim, se surgir um cargo para líder de setor, por exemplo, pode-se analisar o perfil da equipe para saber quem é a pessoa mais apta a ocupá-lo. Um funcionário que falta muito ao trabalho e tem um baixo desempenho em suas atividades, certamente não é o mais adequado para ser um líder, por exemplo.

Monitoramento de atividades feitas a distância

Com o uso da tecnologia, o RH também pode monitorar as atividades feitas a distância, pelos funcionários que trabalham em casa ou em coworkings. Assim, pode-se monitorar as jornadas de trabalho e fazer os pagamentos corretamente.

É interessante destacar que, de acordo com um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o número de empresas que trabalham em home office deve crescer 30% no Brasil, dentro de poucos meses. Isso se deve à nova cultura adquirida, durante a pandemia do novo coronavírus.

Facilidade para o recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção de novos colaboradores também pode ser beneficiado com o uso de novas tecnologias no RH. Isso porque já existem programas que fazem a filtragem de tags em bancos de currículos, tornando o processo otimizado.

Também há a possibilidade de terceirizar esse tipo de serviço, principalmente para contratar mão de obra. Inclusive, existem empresas especialistas no oferecimento desse tipo de serviço.

É o caso da Mazzini, que oferece o recrutamento e seleção de mão de obra qualificada, bem como o treinamento e supervisão dos serviços. Para saber mais, entre em contato conosco agora mesmo!

 

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