A importância da logística para o mercado de varejo - Mazzini

A importância da logística para o mercado de varejo

Colaborador

Quando falamos em mercado varejista, a logística é uma atividade estratégica que, se não executada de forma eficiente, compromete todo o processo. A logística e o varejo estão muito mais ligados do que muitos imaginam, elas contemplam do transporte e armazenamento da matéria-prima até o posicionamento da mercadoria nas gôndolas. A eficiência da relação entre os dois setores influencia diretamente na qualidade do relacionamento entre os varejistas e os seus clientes, tendo relevância significativa na reputação da própria marca.

Por exemplo, para tomar as melhores decisões referentes à entrada e saída de mercadorias da loja, o gerente precisa ter informações coerentes, e um plano de logística bem elaborado pode oferecer exatamente esse benefício. Comunicar, planejar e trabalhar em conjunto com o setor logístico (que pode ser próprio ou terceirizado) é fundamental para os varejistas que desejam proteger o seu relacionamento com os consumidores.

Assim, neste artigo, apresentaremos os pontos mais importantes da relação entre a logística e o varejo, além de mostrar dicas de como ter uma logística eficiente na sua loja. Acompanhe e tenha uma boa leitura!

Qual o conceito de logística e dos processos logísticos?

O termo logística se originou das estratégias militares, em referência às atividades que movimentavam e armazenavam equipamentos e suprimentos para as tropas que estavam em campo de guerra.

Mas, no geral, a logística se refere ao processo de coordenação e movimentação de recursos – pessoas, materiais, estoque e equipamentos – de um ponto inicial para o destino final. Nesse ínterim, são executadas diferentes operações, tais como: fabricação, armazenamento, estocagem, distribuição, entre outros.

Os processos logísticos são justamente as etapas que garantem a melhor solução para a empresa desde a fabricação até a distribuição de produtos, sempre dentro do contexto em que a mercadoria é utilizada no mundo corporativo.

O objetivo é fazer com que a empresa execute todas as operações de maneira efetiva e ao menor custo possível.

Qual a importância da relação entre a logística e o varejo?

Quando falamos de logística, muitos associam a grandes volumes de mercadoria, caminhões gigantes e galpões lotados de paletes. Essa visão limitada ajuda a entender como muitos varejistas desconhecem a importância da logística para o setor.

Como explicado, a logística é a metodologia que gerencia e facilita a obtenção, a fabricação, o armazenamento e a distribuição de bens e materiais.

Com as constantes instabilidades econômicas que vivemos, aplicar estratégias para a otimização de processos e a integração de equipes é fundamental para oferecer um serviço de qualidade ao cliente final.

Em outras palavras; ainda que o varejo não utilize grandes orçamentos, como o atacado ou os fabricantes, um planejamento voltado para a organização, eficiência e diminuição de custos é sempre benéfico para qualquer outro setor.

Benefícios da logística no varejo

Logicamente, a implementação de processos logísticos traz grandes vantagens para o varejo. Entre os principais benefícios podemos citar:

  • Melhoria no sistema de armazenagem (o varejista seguirá melhores padrões para armazenar corretamente diferentes tipos de mercadorias);
  • Controle de estoque mais eficaz (dentro dessa metodologia, a tomada de decisões se torna mais assertiva quanto ao fluxo de produtos);
  • Maior cumprimento de prazos (o cumprimento de prazos para entregas e recebimento é um dos pilares da logística, sendo um benefício importantíssimo para o varejo).

Quais os principais desafios da logística para chegar ao varejo físico?

Tirando a visão limitada de alguns lojistas sobre o verdadeiro conceito de logística, a principal dificuldade do varejo físico para implementar corretamente os processos logísticos é a adequação à nova realidade de compras.

Hoje, o consumidor deseja pesquisar, negociar e comprar os seus produtos em diferentes canais. Porém, são poucos os empreendimentos que conseguem integrar completamente os seus pontos de comunicação. Um exemplo claro da falta de sincronia é quando o cliente visualiza o estoque disponível no site da empresa, mas se depara com uma quantidade diferente de produtos ao chegar à loja.

Ou seja, o principal obstáculo do varejo físico para aplicar os processos logísticos é a falta de um trabalho voltado para o omnichannel (convergência de todos os canais de uma empresa), onde a integração de departamentos é fundamental para que os processos de aquisição, armazenamento, distribuição, entre outros, funcionem perfeitamente. Tal contratempo não acontece no e-commerce, por exemplo, onde a maior parte da negociação acontece de maneira online.

Como ter uma logística eficiente no seu varejo?

Para finalizar, apresentaremos dicas de como você pode implementar uma logística eficiente no seu varejo. Confira!

1. Estruture a sua empresa pensando na logística do negócio

Não é preciso fazer a mágica de transformar da noite para o dia a sua pequena empresa em um meganegócio só para ter uma logística eficaz. Porém, se você entendeu como funciona essa filosofia de trabalho, percebeu que adequações nas equipes de trabalhos, mudanças estruturais e culturais devem ser feitas para que tudo funcione corretamente.

2. Capacite os colaboradores

Quanto mais capacitados os profissionais da empresa, mais fácil será a implementação de uma logística efetiva. Treinamentos de funcionários são importantes para extrair o melhor dos colaboradores, além de direcioná-los corretamente para os objetivos da empresa.

3. Utilize tecnologia

Integração é essencial na logística, lembra-se? Sendo assim, contar por exemplo com um software de gestão é vital para um controle geral dos processos. Esse conceito de trabalho só funciona quando todas as equipes estão em sincronia. A tecnologia de um software possibilita um acompanhamento homogêneo por parte do gerente.

Enfim, a relação entre a logística e o varejo é extensa e a tendência é de crescimento nos próximos anos. Quanto mais os varejistas adequarem os seus negócios ao perfil do consumidor atual, maior será também a participação da logística no setor. Sendo assim, analise as informações apresentadas e aplique corretamente a logística no seu empreendimento.

Sua empresa já entende a importância da logística? A BTL Comunicação é a unidade da Mazzini especializada em Trade Marketing e pode trabalhar a solução certa para a sua empresa. Entre em contato e saiba o que a BTL Comunicação pode fazer por você.

Deixe um comentário

FAÇA SEU CADASTRO

Caso esteja procurando emprego, cadastre seu currículo em nosso portal de vagas

Enviar curriculo