5 dicas para entender o comportamento do novo shopper no PDV - Mazzini

5 dicas para entender o comportamento do novo shopper no PDV

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Com o aumento de uso de tecnologia, o aumento de vendas no ecommerce, entre outros fatores, muito tem se falado sobre o fim das lojas físicas. Porém, o que os especialistas indicam é uma transformação das lojas físicas, que vão se adequar ao novo consumidor que é mais crítico e exigente.

No NRF 2019, evento do setor varejista realizado nos Estados Unidos, os participantes identificaram os principais pontos que devem constar nas novas lojas, são eles: omnichannel, propósito da marca relacionado às ações, diversidade, personalização, experiência e empoderamento do cliente.

O novo shopper busca nas lojas físicas o atendimento humanizado, personalizado, é onde ele pode ver, sentir e ter uma experiência positiva ou não sobre determinado serviço/produto. A tendência é que o PDV (ponto de venda) se torne um PDX (ponto de experiência).

Confira algumas dicas para implantar no PDV e entender o comportamento do novo shopper:

1- Realize entrevistas na loja, dentro ou na saída dela. Com isso, você colherá dados que vão ajudar a entender a motivação, critérios utilizados, hábitos de compra e de consumo.

2- Acompanhe a compra, saiba o trajeto do consumidor até a sua loja, ou apenas o caminho que ele percorreu dentro do seu estabelecimento. Assim, você poderá entender o processo de compra, de escolha de categorias e marcas.

3- Filme a sua loja. A partir das filmagens, você pode analisar o comportamento do comprador e criar uma abordagem para ele.

4- Utilize Eye Tracking no seu PDV. O Eye Tracking é uma tecnologia que possibilita acompanhar o olhar do cliente dentro do estabelecimento, ao longo da sua jornada de compra. Essa é uma boa maneira de saber quais são os pontos que mais chamam atenção e atraem o consumidor, e fazer um balanço entre o que é atraente e o que realmente é levado para casa.

5- Analise as transações. Aproveite os dados coletados em programas de fidelidade, no check-out e em ferramentas de CRM, esses registros vão te ajudar a entender o perfil de compra, além de ajudar a criar promoções, estratégias de vendas, entender a origem dos clientes, entre outras possibilidades que dependem da necessidade do seu negócio.

Optando por métodos mais elaborados ou mais simples, tenha um objetivo declarado, saiba o que você quer alcançar com essas estratégias e o que você fará depois de conhecer o seu cliente. Aumentar a qualidade da experiência do shopper dentro do PDV pode ser muito lucrativo e um fator importante para a fidelização do consumidor.

Fonte: Mundo do Marketing

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