As várias faces da terceirização de mão de obra - Mazzini

As várias faces da terceirização de mão de obra

Avatar

Dada as variáveis vinculadas à decisão ou não de optar contratar uma prestadora de serviços, é preciso saber todos os detalhes da terceirização de mão de obra

A terceirização de mão de obra é uma alternativa que todo gestor considera. Afinal, esta é uma prática crescente no mercado e é comum a todo líder ponderar sobre todas as possibilidades de ações que possam ocasionar melhoria aos resultados da empresa.

E, assim como qualquer tomada de decisão, é preciso balancear todos os lados e possíveis consequências de uma escolha, ainda mais quando se trata de corporações com processo em larga escala, em que há muitos setores e processos diferentes.

Assim, no artigo de hoje abordamos com maior profundidade os pontos positivos e os que merecem atenção redobrada.

O que é terceirização?

A terceirização de mão de obra significa delegar para uma empresa externa tarefas, processos ou responsabilidades, a fim de ganhar efetividade.

Ou seja, a empresa contratante avalia, dentro da sua realidade de negócio, quais partes da operação poderiam ser terceirizadas, tendo como objetivo melhorar resultados-chaves como: produtividade, custos, turnover, qualidade.

No início a terceirização era utilizada, apenas, em operações de suporte como limpeza, manutenção e segurança. No entanto, a partir da atualização da lei trabalhista em 2018, as atividades-fim passaram a, também, serem passíveis de terceirização.

Dessa forma, uma companhia de telefonia que faz suas vendas, majoritariamente, por ligações, tem o direito de terceirizar o telemarketing. Abaixo listamos os efeitos de todas essas realidades.

Terceirização de mão de obra: decisão positiva ou negativa?

Diminuição do controle

A primeiro momento, a impressão em terceirizar uma operação pode surtir o efeito negativo de sentir que o processo saiu do controle da empresa. No entanto, esta é só uma perspectiva de hábito, pois, realmente, a rotina irá mudar.

No entanto, não motivo há de preocupação, uma vez que há um contrato entre a empresa contratante e a contratada, que estipula todas as circunstâncias da realização do trabalho terceiro. Todos os termos são tratados entre as duas partes, mas as necessidades e as exigências da contratante tem maior peso, uma vez que é ela quem conhece a realidade do procedimento e, também, que irá receber e alocar a mão de obra qualificada, o que ficará registrado pelo documento.

Diminuição de custos

O primeiro sorriso quanto à terceirização sempre é devido à diminuição de custos e essa é uma realidade. Com a vinda de trabalhadores externos o custo passa a ser pelo resultado e não mais a onerosa e extensa folha de pagamento. Cada gestor se ocupa de uma equipe em número reduzido, otimizando toda a cadeia.

Porém, é preciso, além de contratar, também acompanhar o trabalho da terceira, pois, a diminuição de custos pode se perder se houver retrabalho ou desperdício. E no caso da situação não estar de acordo, há cláusulas no contrato que protegem a contratante.

Produtividade

Com a terceirização, a companhia se beneficia de mão de obra especializada e dedicada à tarefa determinada, pois consegue otimizar todos os recursos a favor da tarefa. Com isso, a consequência é alcançar resultados positivos cada vez melhores.

E, mais uma vez, há a necessidade de ter estipulado metas e indicadores previamente, para que possam comprovar o atingimento, ou não, desses benefícios e ambas as partes estarem alinhadas quanto a demanda e expectativa.

Foco no negócio

Outro fator relevante é que, com todo o desenrolar da terceirização na empresa, os gestores passam a ter mais tempo para desenvolver a parte estratégica. Isso auxilia a sustentabilidade do negócio e a criação de novas ideias que agreguem valor à marca, já que antigas responsabilidades foram simplificadas através da empresa contratada, o que impacta na competitividade.

Assim, o ponto crítico de qualquer terceirização de mão de obra é a escolha correta da empresa prestadora de serviço. Ao definir a empresa que tenha a atuação sólida e qualificada, consegue-se garantir os bons resultados esperados.

Portanto, antes de decidir por qual empresa de terceirização de mão de obra optar, conheça o Mazzini Facilities, a unidade de negócio, do grupo Mazzini, focada em fornecer serviços de manutenção, infraestrutura e gestão de utilidades de excelência!

Deixe um comentário

FAÇA SEU CADASTRO

Caso esteja procurando emprego, cadastre seu currículo em nosso portal de vagas

Enviar curriculo