Como obter sucesso em sua estratégia de trade marketing - Mazzini

Como obter sucesso em sua estratégia de trade marketing

Colaborador

O trade marketing é um processo muito delicado, amplo e envolve tantas faces do negócio que às vezes é difícil medir sua eficácia e entender como ele poderia ser melhor em alguns aspectos.

Ações de trade marketing aumentam a sua visibilidade, levam os seus produtos para uma posição mais próxima dos consumidores e até mais do que isso, estreitam a relação deles com a sua marca.

Mas, sem uma preparação, você pode trabalhar muito e acabar não colhendo os resultados esperados. Como isso acontece? Para elucidar essa questão, listamos aqui 5 dicas para obter sucesso nas suas estratégias de trade marketing. Vamos começar?

Defina um cronograma e elabore um plano de ação

Para que seja bem executado, o trade marketing precisa de um cronograma. É importante lembrar que grande parte da decisão de compra do consumidor acontece no ponto de venda, e você não pode deixar passar essa chance de captação simplesmente porque não planejou como atrair o seu cliente.

A sua venda depende de análises, segmentações e reconhecimento de comportamentos. A partir desses dados fica mais fácil elaborar um plano de ação e integrar suas propostas a diversos setores, alinhando previamente o cronograma das campanhas a serem aplicadas.

Utilize ferramentas de trade marketing

O trade marketing utiliza métricas e indicadores para identificar comportamentos dos clientes e oportunidades de melhorias de processos, vendas e resultados no PDV. Por trabalhar essa vasta gama de dados, se torna imprescindível a utilização de um sistema de trade marketing para identificar, acompanhar, medir e controlar todo o processo.

Contar com um sistema de trade marketing ajudará muito na organização das informações. Com auxílio da ferramenta, o desempenho das ações pode ser monitorado e a gestão ainda pode trabalhar com dados e indicadores para basear suas decisões. O sistema contribui para uma gestão de trade marketing mais estratégica.

Com um sistema de trade marketing, sua equipe de campo pode por exemplo enviar os dados dos pontos de venda em tempo real para o back-office, e isso torna possível agilizar processos, antever demandas, evitar excesso de estoque, analisar a concorrência, entre outras facilidades.

Tenha um bom alinhamento e relacionamento com suas equipes

Uma boa comunicação é essencial para que todos os departamentos de uma empresa operem bem. Por esse motivo, ao estruturar uma estratégia de trade marketing todos os colaboradores devem ter ciência do que está sendo implantado, sobretudo porque as tarefas a serem executadas poderão ser solicitadas a alguns deles.

O trade marketing está relacionado a um objetivo que é de interesse da empresa como um todo, em função disso todos os colaboradores precisam estar a par do que é feito e dos benefícios que tem gerado para alcançar o que foi planejado.

Monitore os resultados

É preciso analisar todas as ações realizadas e os resultados gerados para ver os acertos e identificar onde a estratégia está errando. Esse monitoramento permite corrigir o curso e se necessário, tentar reverter uma situação inesperada e ruim.

Trabalhe um merchandising criativo e fique atento às gôndolas

Trabalhar uma boa dose de criatividade em ações no ponto de venda para despertar algum sentimento torna a experiência do cliente incrível, e faz com que, além de comprar naquele primeiro momento, ele seja fidelizado e consequentemente alavanque as vendas do seu negócio.

Para transmitir uma boa experiência para o cliente, fique atento à disposição dos produtos nas gôndolas. Ela deve ser pensada de forma estratégica e não aleatoriamente, de forma que o gerenciamento dos produtos resulte em aumento de vendas.

Para tanto, é preciso analisar a percepção do cliente, que estão cada vez mais criteriosos e exigentes. Utilizar técnicas como o cross merchandising, que busca dispor produtos correlatos próximos uns aos outros nas gôndolas é uma ótima saída.

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