Sua marca está interagindo com o consumidor no PDV? - Mazzini

Sua marca está interagindo com o consumidor no PDV?

Avatar

A partir das novas tecnologias, a função do PDV tem sido redesenhada por uma tendência de integração entre o físico e o digital.

Passado o medo e as previsões tempestivas (e pouco realistas) sobre o fim do varejo físico, o mercado brasileiro mostra o e-commerce consolidado e em contínuo crescimento, como aponta o 39º estudo WebShoppers, enquanto pontos de venda físicos (PDV) buscam entender e desenvolver o papel que cumprem na nova dinâmica.

E, de fato, esse espaço existe. A 10ª Fashion Trends do Google, ao entrevistar mil consumidores, levantou informações e estatísticas valiosas:

  • 39% fizeram compras online em 2018;
  • 47% desses webshoppers diz ter diminuído a frequência em lojas físicas;
  • 33% gostam do PDV para provar e tocar peças;
  • 20% preferem ir ao ponto de venda quando têm tempo disponível;
  • 28% valorizam marcas com loja física.

Assim, o principal ponto é entender que a função do PDV mudou. Vamos trazer aqui informações relacionadas a como interagir com o consumidor atual – e estes insights podem ser aplicados nos mais diferentes segmentos varejistas.

Omnichannel

Os percentuais mostrados na pesquisa apontam a oportunidade de proporcionar ao consumidor experiências completas com a lógica omnichannel. Ou seja, independente de como o relacionamento tenha iniciado (canais online ou offline), as informações são as mesmas e as operações são integradas.

Com esse ativo crítico, é possível entender o perfil e o estilo de vida do consumidor, e passar a oferecer serviços no PDV (como o de troca rápida, devolução, e demais ideias que agreguem valor) de forma dinâmica, sem divisão do que é online ou offline.

Assim, o cliente associa maior valor à marca, uma vez que ela o proporciona conveniência, além de também aumentar a confiança do shopper que se sente atendido, compreendido, ao invés de boicotado por entraves no processo de compra.

PDV sob medida

E para que tal interação seja realizada de forma satisfatória, são necessárias algumas providências básicas como a integração dos sistemas (on e offline), além de alinhamento na comunicação.

A identidade visual precisa fortalecer a marca na memória do consumidor em todos os canais e, no PDV, também tem a função de nortear o cliente.

A pesquisa do Google também cita os diferentes perfis de compra, como por exemplo: altamente impulsivas, influenciada por comparação de preço, procura por tendências e inspirações e compras extremamente objetivas.

Ao identificar qual deles é o principal perfil da marca, a empresa pode e deve proporcionar experiência personalizada tanto na comunicação, na oferta de serviços, na identidade visual e também no visual merchandising.

Tecnologias interativas

E neste contexto as tecnologias não poderiam faltar. No entanto, elas não devem ser vistas como acessórios, mas como parte integral do processo de atendimento, experiência e fidelização do consumidor.

Portanto, é preciso se assegurar que o uso da tecnologia está suportando a estratégia da empresa, o que pode ser feito com diversas alternativas, como por exemplo:

  • Vitrines digitais;
  • QR Code em etiquetas;
  • Totem de auto-atendimento;
  • Realidade aumentada.

Outras estratégias como recompensar o engajamento (por exemplo, com exclusividade de oferta ou preferência de atendimento), uso de ‘gameficação’ (com jogos onde o shopper possa obter algum benefício real), levar o consumidor a interagir de forma inovadora com a marca, etc., são exemplos de interação que incentiva a fidelização.

O principal fator, no entanto, é entender qual delas agrega valor real para o cliente da marca, o que pode ser decidido a partir de levantamentos e medições que servirão de auxílio na escolha e implementação de tecnologias voltadas à interação com o consumidor.

Como vasta experiência em trade marketing, e presente no mercado há mais de 35 anos, a Mazzini é uma parceira estratégica que auxilia negócios a alcançarem resultados expressivos. Conheça os nossos serviços!

Deixe um comentário

FAÇA SEU CADASTRO

Caso esteja procurando emprego, cadastre seu currículo em nosso portal de vagas

Enviar curriculo