Como escolher a empresa prestadora de serviços terceirizados? | Blog Mazzini

Como escolher a empresa prestadora de serviços terceirizados?

Colaborador

As recentes mudanças na legislação brasileira a respeito da terceirização de mão de obra fizeram com que mais empresas busquem esse modelo de trabalho. Amparadas pelas novas leis, organizações de diferentes portes e segmentos passaram a investir em serviços terceirizados como forma de reduzir custos e focar em seu core business.

No entanto, para poder usufruir de todos os benefícios da terceirização, um ponto é imprescindível: o seu parceiro fornecedor de mão de obra. Apenas com o apoio de uma boa prestadora de serviços terceirizados é que sua empresa realmente perceberá as vantagens da terceirização.

Mas o que define uma boa prestadora de serviços terceirizados? Desde a compatibilidade entre o perfil da prestadora com o da sua empresa, até reputação, personalização dos serviços e experiência, são diversos pontos aos quais você deve estar atento ao escolher a sua parceira de mão de obra terceirizada. Vamos nos aprofundar no assunto?

Perfil da empresa

Compatibilidade é fundamental ao contratar serviços terceirizados, ou seja, busque uma terceirizada cujo perfil se encaixa no que sua empresa precisa. Por exemplo, se você precisa de serviços terceirizados de facilities, o ideal é buscar uma prestadora especializada nessa área. Se sua necessidade é terceirização de segurança, procure empresas especialistas em fornecer este serviço.

Além disso, é interessante saber se a prestadora tem conhecimento da área de atuação do seu negócio, assim ela poderá fornecer soluções e serviços compatíveis com as necessidades e atividades da sua empresa. Esse cuidado é fundamental para que sua empresa receba exatamente aquilo que precisa.

Personalização dos serviços

Uma das grandes vantagens da terceirização de serviços é poder personalizar a solução que mais se encaixe nas necessidades da sua empresa, portanto busque uma parceira de mão de obra terceirizada que permita a personalização dos serviços contratados ao invés de oferecer “pacotes” prontos.

Lembre-se que o seu negócio está em constante evolução e o que você precisa hoje, pode não precisar amanhã. Ou então, imagine que sua empresa cresce e você irá precisar de mais mão de obra: contar com uma terceirizada que consiga acompanhar a evolução do seu negócio, sem comprometer a qualidade das atividades prestadas, é fundamental para o sucesso da terceirização. Portanto, contar com uma certa flexibilidade da prestadora de serviços terceirizados será uma segurança a mais para você.

Mão de obra qualificada

Já falamos aqui no blog sobre a importância da mão de obra qualificada em qualquer empresa. Mas, infelizmente, quando falamos em terceirização, ainda existe um preconceito em relação à qualificação dos profissionais terceirizados. Isso ocorre pois muitas terceirizadas, para oferecer um menor preço, não têm um cuidado com a seleção e treinamento dos trabalhadores, o que compromete o serviço entregue ao contratante.

Por isso, atente-se ao processo de recrutamento, seleção e treinamento da terceirizada. Uma empresa séria deve investir em todos esses processos, além de levar em conta o perfil e qualificações dos profissionais que o cliente precisa.

Substituição e reposição

Outro problema comum ao se contratar mão de obra terceirizada é a falta de apoio da prestadora de serviços em casos de necessidade de substituição ou reposição de funcionários. Um trabalhador terceirizado que falta um dia de trabalho pode prejudicar toda a operação de uma empresa, portanto é fundamental que a terceirizada possua um plano efetivo para substituir ou repor funcionários nestes casos.

Cumprimento das leis trabalhistas

Este é um ponto importantíssimo na contratação de uma prestadora de serviços terceirizados. Até pouco tempo atrás, um dos maiores obstáculos para que empresas optassem pela terceirização era justamente questões trabalhistas. Com a nova lei amparando organizações que implementam este modelo de trabalho, em casos de ações trabalhistas, cabe à terceirizada pagar os direitos questionados na justiça. No entanto, caso a prestadora não possua dinheiro ou bens para arcar com o pagamentos, a contratante será acionada para o pagamento da causa trabalhista.

Para prevenir problemas como esse, é importante verificar se a empresa a ser contratada cumpre as leis trabalhistas, se recolhe encargos, se tem condições financeiras para arcar com possíveis processos, etc.

Confiabilidade e experiência

Por fim, mas não menos importante, está a experiência e confiabilidade da empresa terceirizada. Peça referências sobre a prestadora de serviços, solicite documentos que provem a regularidade fiscal e sindical, verifique se a empresa conta com certificações de qualidade, entre outras questões. Tudo isso é fundamental para contratar com segurança e a certeza de que o serviço prestado será o melhor possível.

Com mais de 35 anos de história, o Grupo Mazzini é especialista na prestação e gestão de serviços terceirizados, mão de obra temporária e facilities. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar seu negócio!

Deixe um comentário

FAÇA SEU CADASTRO

Caso esteja procurando emprego, cadastre seu currículo em nosso portal de vagas

Enviar curriculo