Inovação tecnológica - ferramenta indispensável para o sucesso do varejo em 2019 - Mazzini

Inovação tecnológica – ferramenta indispensável para o sucesso do varejo em 2019

Colaborador

Adotar a inovação tecnológica como um conceito de gestão para o sucesso do mercado varejista é essencial para as marcas que não desejam ficar para trás na era digital. Com o acesso fácil à informação, os clientes do varejo estão cada vez mais exigentes e conscientes do seu papel no mundo corporativo.

Oferecer o básico ou convencional já não é mais aceito pelo consumidor 3.0 (aquele que utiliza as novas tecnologias para interagir com suas marcas favoritas). É preciso sair do lugar comum, explorar o novo e entregar algo de valor. Isso é o que ele espera.

Continue lendo e entenda melhor a importância da inovação tecnológica para o varejo e conheça algumas ferramentas essenciais para se trabalhar nesse novo ano. Boa leitura!

Qual a importância da inovação tecnológica para o varejo?

O setor de varejo está em constante expansão. As imposições do mercado exigem que as empresas evoluam e se adaptem. No entanto, se tem algo que é definitivo e inalterável, é o papel do consumidor como peça-chave para o futuro do setor.

É exatamente por isso que a inovação tecnológica se torna primordial. A cada mudança de perfil do cliente, as marcas devem buscar se modernizar a fim de oferecer uma experiência diferenciada e superar as expectativas dos compradores.

Por esse motivo, para as empresas que objetivam continuidade e crescimento do negócio, inovar e implementar soluções e ferramentas tecnológicas não é uma opção e sim um requisito básico. Em outras palavras, a adoção da tecnologia nos processos diários já deixou de ser um diferencial competitivo, tendo em vista a essencialidade da estratégia.

Independentemente do setor de atuação, não basta ter um aparato tecnológico, é imperativo manter uma renovação cíclica para entregar um serviço/produto de real valor para o cliente, visando uma experiência diferenciada em toda jornada de compra.

Inovações tecnológicas importantes para o sucesso do seu negócio em 2019

Não importa o porte da sua empresa, sempre é possível aperfeiçoar seu negócio de acordo com a sua realidade.

Confira abaixo exemplos de inovações e ferramentas essenciais para uma posição mais competitiva em 2019 e nos próximos anos.

Omnichannel

O omnichannel é sem dúvida a inovação tecnológica que melhor se adequa ao varejo moderno. Com os consumidores buscando maior flexibilidade e independência para interagir com suas marcas preferidas, essa é a maneira ideal para alcançar esses objetivos.

A multicanalidade redimensiona as suas atividades e te coloca em integração total com o consumidor. Um exemplo é quando o cliente começa sua experiência no site da empresa, continua pelo aplicativo e decide retirar o produto na loja. Tudo isso tendo garantido pela empresa o seguro e sigilo de suas informações, é claro.

Isso pode ser feito por qualquer organização que conheça o perfil do seu cliente, e que se empenhe em identificar os meios preferidos que ele utiliza para encontrar os produtos e serviços. Ou seja, a organização precisa criar uma combinação perfeita entre o que o cliente espera viver dentro de uma loja, com a conveniência de fazer tudo isso sentado no sofá de sua casa.

Inteligência artificial

A Inteligência artificial (IA) está presente em grande parte da rotina das pessoas. No varejo, a inovação pode ser aplicada de diversas formas, desde processos internos, com soluções inteligentes traçando o perfil dos seus clientes até o relacionamento direto com seu público-alvo, através da utilização de chatbots.

A ideia de que a IA é algo futurístico e fora da realidade já foi superada. A tecnologia pode ser aplicada em várias etapas da jornada de compras, sendo atualmente uma ótima alternativa para as marcas do varejo que desejam melhorar a relação com o cliente e, consequentemente, as vendas.

Internet das Coisas (IOT)

Investir em estratégias que otimizem o trabalho da organização e melhorem a experiência do consumidor dentro do estabelecimento é uma das grandes apostas para o varejo moderno.

Utilizando a IOT o cliente pode usar seu próprio smartphone para detectar um produto e descobrir maiores informações sobre ele dentro da loja; da mesma forma que a empresa pode captar suas preferências e personalizar sua experiência direcionando o usuário para as melhores ofertas dentro do estabelecimento.

O estabelecimento também pode tornar o seu sistema de armazenamento e logística mais inteligente identificando quando devem ser feitas reposições ou até mesmo monitoramento de qualidade dos produtos.

Big Data

Com o Big Data, as empresas conseguem armazenar uma grande quantidade de dados importantes e utilizar no momento que quiser e da forma mais inteligente.

Com o grande volume de informações que é gerado atualmente, através da internet, telefone, etc., as marcas do varejo devem buscar soluções que ajudem na utilização mais benéfica desses dados. Utilizando o Big Data nada é perdido, e a estratégia de identificação e aproximação do seu público-alvo ganha um aliado inigualável.

Enfim, a inovação tecnológica algo vital para o mercado de varejo atual. Com a alta concorrência e uma maior exigência por serviços e produtos de qualidade por parte dos clientes, as empresas não podem se acomodar com um aparato tecnológico convencional. Oferecer uma experiência diferenciada para o consumidor deve ser prioridade, e o futuro do varejo está muito ligado ao sucesso dessa etapa.

Confira o nosso artigo sobre como obter sucesso na sua estratégia de Trade Marketing e continue aprimorando o seu conhecimento neste assunto.

Deixe um comentário

FAÇA SEU CADASTRO

Caso esteja procurando emprego, cadastre seu currículo em nosso portal de vagas

Enviar curriculo